COLÉGIO DE S. JOSÉ ABRE SECÇÃO COM CURRÍCULO INTERNACIONAL, EM PARCERIA COM A CLONLARA SCHOOL, EM 2018/2019

O Colégio de São José, na sua procura constante por uma inovação consistente e rigorosa, abriu uma Secção Internacional, implementando o modelo educativo da CLONLARA SCHOOL do Jardim de Infância ao 12.º Ano. Em Coimbra, tradicionalmente conhecida como “cidade do conhecimento”, não existia nenhuma escola internacional. O facto de o nosso Colégio ser bilingue e ter desenvolvido um modelo educativo inovador, VOAR, levou a que procurássemos um sistema internacional, com uma visão semelhante à nossa, com o qual pudéssemos estabelecer uma parceria fecunda.

A Clonlara School é uma escola privada, sem fins lucrativos, sediada em Ann Arbor, Michigan, EUA com flexibilidade para se adaptar aos interesses individuais de cada aluno, às suas capacidades e talentos, ao seu ritmo de trabalho, em estreita colaboração com a família. Estudar deixa de ser uma obrigação penosa para se transformar no desenvolvimento dos interesses pessoais através do desenvolvimento de projetos, experiências, pesquisas e jogos.

Na Clonlara School, os alunos têm percursos académicos personalizados, tendo por base os curricula do Michigan, USA e os de Portugal.

Organizados em grupos de diferentes idades, Youngers (grades 1-5) e Middles (grades 6-9), trabalham sob a orientação de um tutor, individualmente ou em pequenos grupos.

Filosofia

A Clonlara School acredita que a aprendizagem se desenrola a partir da curiosidade e que a escola deve capacitar os alunos para um envolvimento intencional e entusiasta no seu processo educativo. A sua experiência em proporcionar ambientes de aprendizagem abertos que estimulam a criatividade veio confirmar a crença de que as crianças aprendem melhor quando as atividades vão ao encontro dos seus interesses.

Factos Clonlara

- Anos de funcionamento: 50
- Países com alunos inscritos: 40
- Sedes internacionais e associados (affiliates): 11
- Acreditações:

Middle States Association of Colleges and Schools,
National Council for Private School Accreditation,
Accreditation International

Youngers (Grades K–5)

Este grupo inclui crianças dos 6 aos 10 anos de idade. O ambiente da sala de aula gera colaboração e permite que alunos de vários níveis etários trabalhem em conjunto. Os mais novos aprendam com os seus pares mais velhos, apropriando-se naturalmente de papeis de liderança quando estiverem prontos para o fazer.

Middles (Grades 6–8)

Os anos intermédios são um período de grande transição e de crescente autoconhecimento para os jovens quando os mesmos começam a ganhar consciência dos seus pares e do mundo que os rodeia. Através de uma associação de projetos, jogos e temas académicos, ajudamos os alunos a alimentar a sua autoconfiança crescente, encorajando-os a contribuir com as suas próprias ideias e a permitir que as suas questões guiem a sua aprendizagem.

Características do programa:

• Plano Educativo Personalizado
Os professores trabalham com os alunos e as famílias para criar planos individualizados, tendo em atenção os seus interesses, capacidades e os programas dos currículos.

• Modelo do Círculo Completo de Aprendizagem (Full Circle Learning)
O Modelo do Círculo Completo de Aprendizagem, encoraja os alunos a levantar questões e a descobrir respostas sobre os tópicos que captam a sua atenção, permitindo-lhes obter conhecimentos mais profundos

• Salas de aula com diferentes níveis etários
Pequenos grupos de 10 a 15 educandos formam uma comunidade social de aprendizagem capaz de explorar os seus interesses através do trabalho de grupo e de projectos individualizados, ao seu próprio ritmo.

• Integração na comunidade
Para conceber um plano educacional que permita estabelecer o equilíbrio entre os objectivos académicos e as actividades sociais, encorajamos a participação em visitas de estudo, o trabalho em regime de voluntariado e o envolvimento dos alunos com a comunidade local.

Websites

Clonlara Portuguesa - www.clonlara.pt