COLÉGIO DE S. JOSÉ ABRE SECÇÃO COM CURRÍCULO INTERNACIONAL, EM PARCERIA COM A CLONLARA SCHOOL EM 2018/2019

O Colégio de São José, na sua procura constante por uma inovação consistente e rigorosa, vai abrir uma Secção Internacional com Currículo Americano, implementando o modelo educativo da CLONLARA SCHOOL do Jardim de Infância ao 12.º Ano. O facto de em Coimbra, tradicionalmente conhecida como “cidade do conhecimento”, não existir nenhuma escola internacional e de o nosso Colégio ser já bilingue e ter desenvolvido um modelo educativo inovador, VOAR, levou a que procurássemos um sistema internacional, com uma visão semelhante à nossa, com o qual pudéssemos estabelecer uma parceria fecunda.

A Clonlara School evidencia grande flexibilidade, adaptando-se aos interesses individuais de cada aluno, às suas capacidades e talentos, ao seu ritmo de trabalho, em estreita colaboração com a família. Estudar deixa de ser uma obrigação penosa para se transformar no perseguir de interesses pessoais através do desenvolvimento de projetos, experiências, pesquisas e jogos.

Na Clonlara School, os alunos têm percursos académicos personalizados, tendo por base os curricula do Michigan, USA (onde se encontra a sua sede) e os de Portugal.

Organizados em grupos de diferentes idades, Youngers (grades 1-5) e Middles (grades 6-8) and Highers (grades 9-12), trabalham sob a orientação de um tutor, individualmente ou em pequenos grupos.

FILOSOFIA

A Clonlara School acredita que a aprendizagem se desenrola a partir da curiosidade e que a escola deve capacitar os alunos para um envolvimento intencional e entusiasta no seu processo educativo. A sua experiência em proporcionar ambientes de aprendizagem abertos que estimulam a criatividade veio confirmar a crença de que as crianças aprendem melhor quando as atividades vão ao encontro dos seus interesses.

FACTOS CLONLARA:

- Anos de funcionamento: 50
- Países com alunos inscritos: 40
- Sedes internacionais e associados (affiliates): 11
- Acreditações:

Middle States Association of Colleges and Schools,
National Council for Private School Accreditation,
Accreditation International

Youngers (Grades K–5)

Este grupo inclui crianças dos 6 aos 10 anos de idade. O ambiente da sala de aula gera colaboração e permite que alunos de vários níveis etários trabalhem em conjunto. Os mais novos aprendam com os seus pares mais velhos, apropriando-se naturalmente de papeis de liderança quando estiverem prontos para o fazer.

Middles (Grades 6–8)

Os anos intermédios são um período de grande transição e de crescente autoconhecimento para os jovens quando os mesmos começam a ganhar consciência dos seus pares e do mundo que os rodeia. Através de uma associação de projetos, jogos e temas académicos, ajudamos os alunos a alimentar a sua autoconfiança crescente, encorajando-os a contribuir com as suas próprias ideias e a permitir que as suas questões guiem a sua aprendizagem.

CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA:

 Currículo adequado a cada criança
Para cada educando será elaborado um currículo específico, partindo dos seus interesses e das suas capacidades mais marcadas. A elaboração desse currículo será feita pelo professor tutor, o educando e os pais, tendo por base os currículo do Michigam (USA) e de Portugal.
 Metodologia baseada em projetos
A metodologia mais utilizada será a do trabalho por projetos.
 Grupos com diferentes níveis etários
Os grupos são mais pequenos do que uma turma (turma - aproximadamente 25 a 28 alunos, grupo Clonlara - entre 10 a 15 alunos). Cada grupo é composto por alunos de diferentes idades, embora idades aproximadas, uma vez que trabalham por projetos sobre um currículo personalizado. Esta organização dos grupos permite que cada educando se liberte de trabalhar as mesmas matérias ao mesmo ritmo de toda a turma, podendo intercalar um estudo mais pessoal com tempos de trabalho colaborativo em pequeno grupo.
 Saídas de campo frequentes e envolvimento da e na comunidade