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No nosso Jardim de Infância, cada criança é recebida com a consciência de que é um ser único que nos é entregue para que, com o maior carinho e uma grande atenção, a ajudemos a crescer em todas as suas potencialidades.

Na sua adaptação a este novo espaço que se abre na sua vida, contamos com o apoio presencial dos pais. Os pais são indispensáveis para que esta adaptação se faça tranquilamente, sem sobressaltos e com muita alegria. Esperamos que nos deem todas as indicações acerca do que é importante para o/a seu/sua filho/a, para podermos, desde o primeiro instante, cuidar de que se sinta bem e feliz e responder às suas necessidades.

No que respeita à pedagogia adotada, o Colégio privilegia a abordagem através de Projetos. Nestes Projetos, as crianças trabalhando em pequenos grupos despertam a sua curiosidade para o conhecimento do mundo, adquirindo, simultaneamente, um grande interesse pelo saber e um grande entusiasmo pelo trabalho.


A preocupação com a língua materna e com a matemática estão diariamente presentes através de atividades que, apesar de lúdicas, envolvem seriamente as crianças no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem.
A aprendizagem do inglês ao nível da oralidade faz-se em tempos diários de aula nos quais as crianças realizam diversas atividades dialogando sempre em inglês com o professor native speaker, aprendendo vocabulário e pequenas frases da vida de todos os dias. É nossa expetativa que, aos cinco anos, a criança aprenda cerca de 200 a 250 vocábulos.

Nesta idade, a aquisição de qualquer conhecimento é tanto mais duradoura e decisiva quantas mais interações diversificadas a criança realize através da manipulação de materiais, os quais lhe vão permitir explorar, classificar e refletir. O Colégio de S. José está equipado com uma grande diversidade de materiais pedagógicos, pensados para estimular o desenvolvimento das crianças e a sua aprendizagem.
Com o Ensino Primário (1ºCiclo do Ensino Básico) iniciam-se os estudos, lançando as bases fundamentais de todas as aprendizagens seguintes. No Colégio de S. José, damos o maior relevo a este nível de ensino, tão importante na vida escolar de um aluno.

As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio são lecionadas por professoras licenciadas em Ensino deste nível educativo. Para além destas áreas, os nossos alunos têm ainda Inglês (todos os dias), Educação Física, Educação Musical, Coro e Catequese com professores da especialidade.
O modelo pedagógico que adotamos é o do "Ensinar é Investigar", que tem como fundamento a construção ativa do conhecimento e das competências de pensamento essenciais.

Os conteúdos estão organizados em Projetos que, girando em torno dos temas de Estudo do Meio, integram de forma articulada as áreas da Língua Portuguesa e da Matemática. O trabalho em Projetos desperta nos alunos a curiosidade pelo saber e permite-lhes aprenderem a planificar o seu trabalho, a pesquisar, a organizar a informação recolhida, a comunicar e defender as descobertas que realizam. Tornam-se, desta forma, crianças autónomas e responsáveis, organizadas e com bons hábitos de trabalho, desenvolvendo capacidades que serão muito importantes para os estudos posteriores e para a sua vida futura. A aprendizagem das Ciências é realizada através de um ensino que recorre frequentemente à experimentação.

Logo que as crianças aprendem a ler, o gosto pela leitura é fortemente incentivado, não só em tempos específicos no Colégio, como em casa, onde esperamos contar com o apoio ativo dos pais.
Mas nem só as aprendizagens nos preocupam. O desenvolvimento do raciocínio é, igualmente, uma prioridade. Neste sentido, a construção do conhecimento matemático faz-se essencialmente através de desafios que são propostos às crianças. Ao resolverem esses desafios e discutirem com os colegas e o professor os processos de resolução encontrados, estão não só a aprender matemática através de uma metodologia que inúmeros projetos de investigação, realizados em diversos países incluindo Portugal, comprovaram ser muito eficaz, mas também a desenvolverem formas de raciocínio cada vez mais elaboradas e complexas.

Duas vezes por semana, depois das aulas que terminam às 16h, os alunos podem frequentar uma sala de estudo apoiada pelos seus professores. Uma vez por semana, igualmente após as aulas, os alunos têm coro onde aprendem a cantar em inglês.
No 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, o sistema pedagógico utilizado no Colégio de S. José continua e reforça a linha dos níveis educativos anteriores, promovendo graus de autonomia e responsabilidade cada vez maiores.

O trabalho em projetos, realizados em grupo ou individualmente, continua a ser uma das estratégias mais utilizadas. Sendo um meio privilegiado de aquisição de conhecimentos, promove simultaneamente o desenvolvimento de competências essenciais, tais como: resolver problemas, planear o trabalho, experimentar, pesquisar, recolher informação, selecioná-la e sistematizá-la, apresentá-la por escrito e oralmente (com apoios visuais ou informáticos), defendê-la por recurso à argumentação e finalmente avaliar todo o processo.
Não só os conhecimentos, mas especialmente as competências adquiridas constituem uma enorme mais valia para a vida dos nossos alunos, enquanto estudantes e na sua vida profissional futura.

Uma outra estratégia que assume um papel de relevo neste nível de ensino é o trabalho autónomo (Independent work). De acordo com as indicações dos seus professores, cada aluno planifica o trabalho a realizar durante um determinado período de tempo, normalmente de duas semanas. Esse plano é discutido com o seu professor/tutor, sendo depois realizado com o apoio de todos os professores, sempre que solicitado ou considerado por estes como necessário.
A entreajuda entre alunos é estimulada como forma de desenvolver o valor da solidariedade, sendo benéfica tanto para quem é ajudado, como para quem ajuda (ao explicar uma matéria, acede a um nível superior de conhecimento). Uma vez terminado, o trabalho é avaliado pelo próprio aluno e pelo seu professor/tutor. Finalmente, os pais/encarregado de educação tomam conhecimento do plano e da respetiva avaliação, podendo fazer os seus comentários e sugestões.

Em algumas disciplinas, os alunos elaboram portefólios com os trabalhos que consideram mais representativos da sua aprendizagem. Um portefólio pode ser sempre melhorado, aperfeiçoando os trabalhos que nele se encontram, substituindo alguns deles e acrescentando outros. Esses portefólios são uma fonte de recolha de informação que os professores utilizam para avaliar o nível dos conhecimentos atingidos pelos seus alunos. Podem mesmo ser considerados como uma das formas de avaliação mais completa e que mais valoriza o esforço e a competência.

Este tipo de metodologia torna os alunos muito mais responsáveis, ajudando-os a organizar o seu tempo e a adquirir hábitos de trabalho autónomo e técnicas de estudo.

O gosto pela leitura é fortemente incentivado. Todas as semanas, no Colégio, existe um tempo destinado a esse fim e as crianças são estimuladas a, em suas casas, utilizarem algum do seu tempo livre a descobrirem o prazer de usufruírem de um bom livro.

A corresponsabilização dos alunos pela gestão de cada turma e da escola é uma outra prática que se desenvolve no 2.º Ciclo do E. B.. Os alunos organizam-se em assembleias de turma e de escola e debatem os seus problemas e as formas de os resolver, estabelecem os seus direitos e deveres, criam regras e controlam a sua aplicação, organizam atividades e nomeiam responsáveis pela sua realização. Problemas da comunidade envolvente ou da cidade, ou questões importantes no Mundo atual, podem, igualmente, ser tema de debate, sendo lançados projetos de intervenção com o fim de contribuírem para a sua solução.
"Where does the water go to during low tide?"
"If the earth is round, why don't australians fall?"
"Why are leaves green?"
"Where do we get energy to run?"
"What do birds, planes and sharks have in common?".

In Colégio de São José, Coimbra, Portugal, the students started learning through SOLE methodology. It was a hit from the start. The kids participated enthusiastically while having a great time learning all sorts of different things! Thank you, professor Mitra, for coming up with such a great idea!

See us in: SOLE