Valores

Toda a vida do Colégio de S. José se fundamenta e inspira nos valores católicos. No entanto, toda a nossa ação decorre na profunda consciência de que os valores que os nossos alunos vierem a adotar serão sempre fruto de uma opção pessoal.

No nosso Colégio, a educação para os valores desenvolve-se segundo três vertentes:
• A pessoal – formar mulheres e homens com personalidades livres e fortes, capazes de construírem em torno de si uma rede de relações afetivas profundas e estáveis e de se relacionarem harmoniosamente com a vida e com o mundo das ideias, de acordo com um padrão de valores e ideais;
• A da cidadania – educar pessoas preocupadas com o bem comum e capazes de intervirem na sociedade em que se inserem e de influenciarem a sua cultura;
• A espiritual – desenvolver a consciência de que fomos criados por um Deus que nos ama pessoalmente com um amor infinito e de que viver nesse amor é a mais gratificante e transcendente experiência de vida.
Toda a ação educativa do Colégio se desenvolve tendo como referência a grande educadora que é a Mãe de Deus e faz-se sob a sua proteção.

Como educamos para os valores?
Em primeiro lugar através do ambiente. Um ambiente tranquilo, ordenado, onde se sente a entreajuda e onde a concentração no trabalho é visível e valorizada por adultos e crianças. Um ambiente assim tem um efeito fortemente educativo.

Educa-se para os valores também através da corresponsabilização dos alunos pela vida do Colégio. Ao estimular o aparecimento de orgãos de gestão onde as crianças podem debater os seus anseios e problemas e tomar decisões importantes e de onde podem surgir iniciativas respeitadas e apoiadas por todos, estamos a fomentar o amadurecimento de formas refletidas e democráticas de atuar, do respeito pelos outros, da responsabilidade pela sua própria vida e pela vida de toda a comunidade.

Educa-se ainda para os valores vivendo-os no dia-a-dia.

Os valores relevam de ideais, que devem orientar toda a nossa maneira de ser e culminar na concretização de um projeto de vida. Nesse sentido, trabalha-se com lemas, expressões de ideais, que iluminam etapas da vida no nosso Colégio (lema de ano para todo o Colégio, lema de turma) e catalizam os esforços de toda a ação educativa.

Para os alunos que o desejarem, o Colégio oferece ainda a possibilidade de aprofundarem a sua relação com Deus e aprenderem a vivê-la de uma forma mais autêntica através da participação em grupos de jovens que seguem a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, um movimento pural da Igreja Católica. Os grupos funcionam no Colégio em horário extra-curricular.

• O Colégio possui Jardim de Infância, bem como 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.