O Colégio


Respondendo a uma necessidade dos tempos atuais, o Colégio de S. José oferece ensino bilingue português/inglês com currículo português, com espaços diários de aprendizagem da referida língua e disciplinas lecionadas segundo a metodologia de CLIL (Content in Language Integrated Learning).

A partir do presente ano letivo de 2018-19, o Colégio oferece igualmente ensino internacional segundo o modelo da Clonlara School, desde o Jardim de Infância ao 12.º Ano.

Caraterísticas, Finalidade e Linha Pedagógica
É um Colégio católico com um projeto educativo inovador onde cada aluno é olhado e respeitado como um ser único. É ele o principal responsável pela sua educação. Constrói o seu conhecimento e desenvolve a sua personalidade de forma ativa e comprometida, fazendo opções, investigando e organizando o conhecimento adquirido, partilhando e demonstrando o que aprendeu. O professor é essencialmente um educador que apoia e orienta. Cada aluno tem um tutor, figura de referência dentro do Colégio, que segue carinhosamente mas também de forma estimulante e com exigência, o crescimento de cada um e a forma como decorre a sua aprendizagem. Os alunos trabalham muitas vezes colaborativamente, desenvolvendo projetos e diversas formas de trabalho autónomo, aprendendo a enriquecer a sua criatividade e a sua capacidade de iniciativa. Tudo isto se faz de forma organizada: os alunos planificam o seu trabalho quinzenalmente de acordo com as indicações dos professores das diversas disciplinas e a orientação do seu tutor; no final, refletem sobre o trabalho realizado individualmente e com o tutor.

Com esta metodologia, os nossos alunos têm obtido excelentes resultados, como o comprovam os lugares no ranking das escolas e os diversos prémios em concursos.

A ação educativa do Colégio tem por base a Pedagogia de Schoenstatt, desenvolvida por Joseph Kentenich, e integra vertentes de outros sistemas pedagógicos com ela coerentes, que a reforçam e a tornam mais plurifacetada, mais capaz de responder a todas as crianças e às características de cada um. Visa a formação global e harmoniosa de cada educando, nomeadamente nas suas vertentes física, afetiva, social, intelectual e espiritual. É sua preocupação fundamental formar homens e mulheres com personalidades livres e equilibradas, responsáveis, criativos, com capacidade de iniciativa e espírito crítico, preocupados com o bem comum e capazes de intervirem ativamente na sociedade e de influenciarem a sua cultura.

A Direção


A Direção está a cargo da Prof. Isabel Valente Pires.
Doutorada em Ciências da Educação.
Licenciada em Matemática.
Uma vasta experiência na área da formação de professores e oito anos na direção de outro Colégio em Lisboa, onde lançou as bases de um sistema educativo inovador.
Autora de inúmeros artigos e diversos livros sobre educação.

O Eng. José Valente Pires assegura a Direção Financeira.

O Dr. Paulo Zylberberg Lapas exerce as funções de Diretor Pedagógico, a Dr.ª Maria Luiza Sampaio e Nora é responsável pelo bilinguismo e os projetos internacionais e a Dra. Joana Ladeiro é responsável pelo Ensino Internacional.

Docentes

Pré-Escolar

  • Cidália Rodrigues



1º Ciclo


  • Cátia Carvalho

  • Cláudia Santos
  • Dora Dinis

  • Fátima Rodrigues
  • Marisa Dias

  • Vera Ferraz



2º e 3º Ciclo


  • António Jorge
  • Catarina Quadros
  • Fábio Oliveira

  • Joana Ladeiro
  • Joana Costa Lobo

  • Maria do Céu Dias

  • Maria Miguel Rocha

  • Marta Pereira
  • Marta Veiga

  • Nuno Pinho

  • Paulo Lapas

  • Raquel Barreira

  • Stephen Thomas
  • Susana Neves