Quem somos

O CSJ é um Colégio católico com um projeto educativo inovador onde cada aluno é olhado e respeitado como um ser único. É ele o principal responsável pela sua educação. Constrói o seu conhecimento e desenvolve a sua personalidade de forma ativa e comprometida, fazendo opções, investigando e organizando o conhecimento adquirido, partilhando e demonstrando o que aprendeu.

O professor é essencialmente um educador que apoia e orienta. Cada aluno tem um tutor, figura de referência dentro do Colégio, que segue carinhosamente mas também de forma estimulante e com exigência, o crescimento de cada um e a forma como decorre a sua aprendizagem.

Os alunos trabalham muitas vezes colaborativamente, desenvolvendo projetos e diversas formas de trabalho autónomo, aprendendo a enriquecer a sua criatividade e a sua capacidade de iniciativa. Tudo isto se faz de forma organizada: os alunos planificam o seu trabalho quinzenalmente de acordo com as indicações dos professores das diversas disciplinas e a orientação do seu tutor; no final, refletem sobre o trabalho realizado individualmente e com o tutor.

Com esta metodologia, os nossos alunos têm obtido excelentes resultados, como o comprovam os lugares no ranking das escolas e os diversos prémios em concursos.

A ação educativa do Colégio tem por base a Pedagogia de Schoenstatt, desenvolvida por Joseph Kentenich, e integra vertentes de outros sistemas pedagógicos com ela coerentes, que a reforçam e a tornam mais plurifacetada, mais capaz de responder a todas as crianças e às características de cada um. Visa a formação global e harmoniosa de cada educando, nomeadamente nas suas vertentes física, afetiva, social, intelectual e espiritual. É sua preocupação fundamental formar homens e mulheres com personalidades livres e equilibradas, responsáveis, criativos, com capacidade de iniciativa e espírito crítico, preocupados com o bem comum e capazes de intervirem ativamente na sociedade e de influenciarem a sua cultura.

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

• Formar pessoas livres, firmes e vinculadas a Deus, preocupadas com o bem comum e capazes de intervirem na sociedade e influenciarem a sua cultura. Formar hoje os líderes de amanhã.
  • Contribuir para traçar novos rumos na Educação.

Acreditamos que:

• As crianças e os jovens têm a capacidade e a responsabilidade de se educarem e de construirem o seu conhecimento; os educadores devem apoiá-los de forma atenta, desinteressada e ativa.
  • Não é possível educar sem que exista uma vinculação afetiva entre educando e educador.
  • Os professores e as escolas são capazes de se reinventarem.

VALORES

• Respeito pela individualidade de cada criança/jovem, suas caraterísticas próprias, seus pontos fortes, seus gostos, seu ritmo.
  • Consciência da globalidade de cada pessoa, enquanto ser físico, afetivo, intelectual e espiritual.
  • Cuidado com a construção da sua personalidade e os valores que a devem enformar.
  • Empenho com a sua aprendizagem académica.