INTERNATIONAL PROGRAM : CLONLARA

O Colégio de São José, na sua procura constante por uma inovação consistente e rigorosa, abriu uma Secção Internacional, implementando o modelo educativo da CLONLARA SCHOOL do Jardim de Infância ao 12.º Ano. 

A Clonlara School é uma escola privada, sem fins lucrativos, sediada em Ann Arbor, Michigan, EUA com flexibilidade para se adaptar aos interesses individuais de cada aluno, às suas capacidades e talentos, ao seu ritmo de trabalho, em estreita colaboração com a família. 

Na Clonlara School, os alunos têm percursos académicos personalizados, tendo por base os curricula do Michigan, USA e os de Portugal. 

Organizados em grupos de diferentes idades, Youngers (grades 1-5) e Middles (grades 6-8) e Highers (9-12), trabalham sob a orientação de um tutor, individualmente ou em pequenos grupos. 

Filofosia

A Clonlara School acredita que a aprendizagem se desenrola a partir da curiosidade e que a escola deve capacitar os alunos para um envolvimento intencional e entusiasta no seu processo educativo. A sua experiência em proporcionar ambientes de aprendizagem abertos que estimulam a criatividade veio confirmar a crença de que as crianças aprendem melhor quando as atividades vão ao encontro dos seus interesses.

Factos CLONLARA

- Anos de funcionamento: 50
- Países com alunos inscritos: 40
- Sedes internacionais e associados (affiliates): 11
– Accreditations: 3

Middle States Association of Colleges and Schools, 
National Council for Private School Accreditation, 
Accreditation International

program features:

• Tailored Education Plan 
In Clonlara, teachers work with their students and families to design an individual curriculum for each child, having in mind their interests, capacities and the education standards.

• Full Circle Learning Model
Clonlara’s FCL Model, supported by different researches, encourages students to ask questions and discover answers about topics that capture their attention, leading them to deeper understandings.

• Multiage classrooms 
Small groups of 10 to 15 students will form a social learning community and be able to explore their interests through group collaboration and individualized projects at their own pace.

• Community Engagement 
To craft an educational plan that balances academics with participation in social activities, Clonlara encourages fieldtrips, volunteer work and local community involvement.

Este grupo inclui crianças dos 6 aos 10 anos de idade. O ambiente da sala de aula gera colaboração e permite que alunos de vários níveis etários trabalhem em conjunto. Os mais novos aprendam com os seus pares mais velhos, apropriando-se naturalmente de papeis de liderança quando estiverem prontos para o fazer.

Os anos intermédios são um período de grande transição e de crescente autoconhecimento para os jovens quando os mesmos começam a ganhar consciência dos seus pares e do mundo que os rodeia. Através de uma associação de projetos, jogos e temas académicos, ajudamos os alunos a alimentar a sua autoconfiança crescente, encorajando-os a contribuir com as suas próprias ideias e a permitir que as suas questões guiem a sua aprendizagem.

Um currículo à medida

Na Clonlara, à semelhança do modelo americano, o nível Secundário compreende 4 anos de escolaridade (do 9º ao 12º), divididos em 8 semestres.

Este programa funciona com sistema de créditos, sendo necessários 22 créditos no total para terminar o Ensino Secundário. Cada crédito corresponde, em média, ao volume de trabalho de uma disciplina anual com uma carga horária de 5 horas semanais, e é atribuído mediante uma classificação igual ou superior a 60%.

O plano de estudos do estudante Clonlara é personalizado, sendo construído e organizado com base nas expectativas da família e do aluno atendendo, entre outros aspetos, ao prosseguimento de estudos superiores.

O programa Clonlara integra as seguintes áreas obrigatórias: 

Português (Língua Materna)

 

4.0

Retórica

 

0.5

Inglês

 

2.0

Matemática

 

2.0

Ciências

 

3.0

Estudos Sociais

História

1.0

Governo

0.5

Geografia

0.5

Educação Física

 

1.5

Eletivas

 

7.0

Total

22.0

As disciplinas eletivas são selecionadas atendendo a:

- Disciplinas obrigatórias de exame de acesso ao Ensino Superior

- Áreas fortes do(a) estudante (Desporto, Arte, Música, Ciências, Línguas, etc)

Este sistema permite dar enfoque às disciplinas que são nucleares para a vida académica do estudante, com um reforço significativo de tempo dedicado à preparação de disciplinas de exame.

Por outro lado, permite valorizar para efeitos de aprovação e média final, o trabalho realizado em áreas fortes como, por exemplo, a Música, o Desporto, a Dança ou a Arte, independentemente da área de estudos que se queira prosseguir.

Os dias Clonlara são divididos em momentos de aula em pequenos grupos, e momentos de trabalho autónomo (estudo individual, realização de projetos, leitura, etc.) sob a orientação do professor tutor.

Cada estudante tem um professor tutor que o acompanha em todas as etapas, desde as opções curriculares semestrais, à planificação do estudo, gestão do tempo, cumprimento de tarefas, planeamento de créditos e avaliação. O acompanhamento tutorial é prestado diariamente.

Perguntas Frequentes

P: A que corresponde 1 crédito?

R:1 crédito corresponde ao trabalho desenvolvido numa disciplina anual, com uma carga horária de 5 horas semanais, e classificação final igual ou superior a 60%.

P: Quais são as disciplinas disponíveis na área de Ciências?

R:Biologia e Geologia, Física, Química, Geometria, Programação.

P: Quais são as disciplinas disponíveis na área de Estudos Sociais?

R:História, Geografia, Filosofia.

P: O que são disciplinas eletivas?

R:São disciplinas opcionais variadas, que podem ir do reforço das disciplinas de exame, a Línguas, Ciências, Estudos Sociais, Arte, Música, Desporto, outra)

P: Quais as vantagens de aderir ao Programa Clonlara Secundário?

R:Há muitas vantagens:                          

1º - Independentemente da área de estudos que pretende prosseguir, o estudante não está limitado a um menu de disciplinas.

2º- O sistema Clonlara permite, através da seleção inteligente das disciplinas eletivas, dedicar mais tempo de estudo e de trabalho escolar às disciplinas de exame de acesso ao ensino superior, sem dispersão por disciplinas que não são essenciais.

3º - O sistema Clonlara pode integrar, para efeitos de aprovação e de média, o trabalho realizado pelo estudante em áreas muito específicas como o Desporto, a Dança, a Música, a Arte, etc

Por exemplo, para alunos de alto rendimento desportivo, alunos que frequentam Música no Conservatório ou academias de Música, alunos que frequentam Ballet em academias de dança, etc., este trabalho é convertido em créditos Clonlara e a avaliação é considerada na média final.

4º - Todos os alunos têm um professor tutor que, diariamente, acompanha, aconselha e apoia o estudo, a organização e a gestão do tempo. O professor tutor também desempenha um papel fundamental no auxílio à reflexão sobre o desempenho individual, numa perspetiva de promoção do autoconhecimento e da procura de sucesso pessoal e académico.

P: A minha filha pratica Ballet 12 horas por semana. Tem que fazer os 1,5 créditos de Desporto?

R:Não. O trabalho desenvolvido na Academia de Dança é contabilizado como crédito Clonlara, pelo que não tem que fazer Educação Física na Escola. Também pode incluir a Dança no plano de estudos como disciplina eletiva, e dar-lhe mais peso na média final, se for uma área forte do aluno. (Nota: esta modalidade carece de comprovativo de frequência e aproveitamento na escola/academia da especialidade)Note: This modality requires proof of attendance and apprenticeship in the school / Academy.)

P: O meu filho está inscrito no Conservatório, onde frequenta várias disciplinas. Este trabalho pode ser incluído no plano de créditos Clonlara?

R:Sim. Desde que nos entregue comprovativo de inscrição e avaliações obtidas, a Música pode ser incluída no plano de estudos como disciplina eletiva, e contar para efeitos de média final.

P: O meu filho frequenta uma escola de Línguas. Este trabalho pode ser incluído no plano de créditos Clonlara?

R:Sim. Desde que nos entregue comprovativo de inscrição e avaliações obtidas, essa Língua Estrangeira pode ser incluída no plano de estudos como disciplina eletiva, e contar para efeitos de média final.

P: O Sistema Clonlara é reconhecido pelo Governo Português?

R:: Yes. Upon completing the 22 credits, the student graduates from Clonlara and gets a Highschool graduation certificate. This certificate includes the evaluations according to the American system, which is converted to the Portuguese system in any Portuguese High School establishment, following Portaria 699/2006 of July 12.

P: É possível passar em qualquer altura do sistema secundário Português para o sistema Clonlara?

R:Sim. As avaliações obtidas no sistema Português são convertidas em créditos Clonlara.

P: É possível passar em qualquer altura do Sistema Clonlara para o sistema secundário Português?

R:Sim. A avaliação obtida no sistema Clonlara é convertida para o sistema Português, ao abrigo da Portaria nº 699/2006 de 12 de Julho.

Para mais informações visite

Clonlara Portugal – www.clonlara.pt
Clonlara USA – www.clonlara.org 
Telephone: +351 239 853 330

Português
English Português