O nosso portfólio

Como já afirmámos, no Colégio de S. José queremos educar pessoas autónomas, responsáveis, criativas, ousadas, empreendedoras, preocupadas com o bem comum e capazes de intervirem na sociedade em que se inserem e de influenciarem a sua cultura.

A ousadia/empreendedorismo é mesmo uma das ideias diretrizes do VOAR. Os nossos alunos estão atentos ao mundo que os rodeia, na sua escola, na sua cidade ou em qualquer ponto do Globo e procuram, através de projetos a que chamam “Iniciativas”, atuar e contribuir para tornar este Mundo um lugar melhor e mais bonito.

Por esse motivo, no ano letivo de 2017/2018, a Ashoka, a maior rede internacional de empreendedorismo social, atribuiu ao Colégio de S. José o estatuto de Escola Changemaker (Transformadora). A referida instituição tem como lema “a construção de um mundo no qual todas e todos podemos ser agentes de transformação social positiva”.

Para além do interesse demonstrado por todos os professores, escolas e instituições que nos têm visitado, vários investigadores nacionais e estrangeiros têm desenvolvido as suas investigações académicas sobre o VOAR. Passamos a citar:

  1. Projeto IDEA, coordenado pela Prof. Doutora Dulce Gonçalves, FPUL – Investigação sobre metas da leitura no 2.º ano.
  2. Doutora Helena Kovacs, Hungria – Doutoramento já defendido no Institute of Education, Eötvös Lorand University, Budapeste.
  3. Malte Gregorzewski, Alemanha – Doutoramento ainda não defendido, Universidade de Innsbruck.
  4. Ana Luísa Vasques, Brasil – Doutoramento ainda não defendido, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  5. Catarina Quadros Gonçalves, Portugal – mestrado já defendido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  6. Tânia Pereira, Portugal – mestrado ainda não defendido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Além disso, as Universidades do Porto, Lisboa e Coimbra, bem como o Ministério da Educação - Secretaria de Estado da Educação e a Direção Geral de Educação - têm frequentemente solicitado a nossa colaboração.

A curiosidade científica gerada em redor da implementação do Modelo Pedagógico VOAR resultou na publicação de uma série de artigos e publicações académicas, o que possibilitou um maior impacto do referido modelo:

Kovacs, H. (2018). Change, challenge, transformation: A qualitative inquiry in transformative teacher learning. In Center for Educational Policy Studies Journal, vol.8, n.º 3 (99-118).

Pires, I. V. Colégio de S. José. In The practicionairs’ guide to changemakers education. Em publicação.

Pires, I. V., Lapas, P. (2018). Os domínios de autonomia curricular no Colégio de S. José. In Trindade, R. (coord), Autonomia, flexibilidade e gestão curricular: Relatos de práticas (65-82). Lisboa: Leya.

Pires, I. V., Lapas, P. (2018). VOAR – O modelo pedagógico do Colégio de S. José. In Noesis, Janeiro 2018. Lisboa: Direção Geral da Educação. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/boletim_dge_n21_janeiro2018.html

Pires, I. V., Figueiredo, P., Lapas, P. (2017). Sistema pedagógico Voar: Colégio de S. José em Coimbra. In de Gonçalves, M. D. (org), Encontros IDEA: Dificuldades na aprendizagem Práticas de avaliação e intervenção, (271-284). Lisboa: IDEA.

A colaboração do Colégio de S. José tem sido solicitada, com alguma frequência, pelas Universidades do Porto, Lisboa e Coimbra, bem como pelo Ministério da Educação – Secretaria de Estado da Educação e Direção Geral da Educação – nomeadamente no decorrer da implementação do período experimental do PAFC no qual fomos várias vezes chamados a partilhar a nossa experiência e as nossas práticas. A esse nível, no passado ano letivo o Colégio deu formação a centenas de diretores e professores, especialmente das regiões norte e centro do País.

  • 16 e 17 janeiro de 2015 – Coimbra – Motivar ou medicar – XVII Seminário de Desenvolvimento da Criança.
  • Março de 2015 – Coimbra – Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra – Prevenir ou medicar: o projeto Educativo do Colégio de S. José.
  • Fevereiro de 2016 – Torres Vedras – Educação ou auto-educação: em busca de uma escola centrada no aluno.
  • 8 e 9 de abril de 2016 – Coimbra – Encontro de Investigação e Prática Pedagógica, ESEC – Sessão de abertura: O Projeto Educativo do Colégio de S. José.
  • 11 de novembro de 2016 – III Encontro IDEA – Comunicação Aprender a Voar – o modelo pedagógico do Colégio de São José em Coimbra.
  • 12 de novembro de 2016 – Matosinhos – Encontro Nacional da Rede de Educação Viva – É possível mudar uma escola com 100 anos de existência?
  • Julho de 2016 – Lisboa – A Educação no Séc. XXI (8 sessões de formação). Colégio de Santa Maria.
  • Janeiro de 2017 – Lisboa – Liderança em Educação – Congresso de Psicologia Política.
  • Julho de 2017 – Lisboa – Educar Hoje (8 sessões de formação) – Colégio Pedro Arrupe.
  • Julho de 2017 – Aveiro – Lançamento nacional do PAFC (DGE). Apresentação do Modelo Pedagógico VOAR – quatro sessões em modo oficina.
  • Julho de 2017 – Sintra – Formação de diretores – AEEP. Apresentação do Modelo Pedagógico VOAR.
  • 13 de junho de 2018 – Porto – Formação de Líderes Pedagógicos – DGE. Trabalho Autónomo – quatro sessões em modo oficina.
  • Junho de 2018 – Lisboa – Agrupamento de Escola Francisco Arruda. Apresentação do Modelo Pedagógico VOAR.
  • 20 de junho de 2018 –Lisboa – Formação de Líderes Pedagógicos – DGE. Trabalho Autónomo – quatro sessões em modo oficina.
  • 4 de julho de 2018 – Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – V Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação – Um Modelo pedagógico diferente.
  • 6 de julho de 2018 – Porto – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – V Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências – Metodologia de Trabalho de Projeto.
  • 9, 10, 11 e 12 de junho do 2018 – Vilar de Paraíso – Academia de Música de Vilar de Paraíso – Formação de professores em metodologia de Trabalho de Projeto.
  • 17 de junho de 2018 – Rio Maior – AE Fernando Casimiro Pereira da Silva. Formação de professores em metodologia de Trabalho de Projeto.
  • 17 de março 2019 – Coimbra – Encontro de formação para professores promovido pela CIM – O truque para tornar os momentos de avaliação momentos mais felizes.
  • 10 a 12 de abril 2019 – Istambul – Congresso ECNAIS – Student Participation.

Para além das muitas intervenções que o Colégio tem feito em encontros e seminários, um pouco por todo o País, no ano letivo de 2018/19 iniciámos, em parceria com a Gowe e a ADIBER, uma formação de três anos no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

O Colégio tem também sido um polo de formação contínua, acolhendo professores de várias nacionalidades que nos têm visitado para conhecer e experimentar o nosso Modelo Pedagógico.

Aqui fica o agradecimento de um grupo de professores de uma escola polaca que vieram ao nosso Colégio no ano letivo de 2019/20 para um curso sobre “Trabalho de Projeto na escola”.

Em 2019/20 vamos receber um grupo de 30 alunos e respetivos professores da mesma escola para vivenciarem com os nossos alunos a realização de um projeto.

We have just finished our project work with the class that we are planning to take to your school next year.

It turned out to be a real success – they worked hard and they were really enthusiastic about the whole process. The attendance was almost 100% which is rather unusual for the last week of the school year. We also managed to invite for the presentation the teachers from other schools and they really appreciated the job.
So we’d like to thank you again for inspiring us and for the documents you sent us. Let’s hope we’ll continue this kind of teaching method next year as an integral part of our curriculum.

Wish you all the best,
Jan Jończyk and the project team.

O grande interesse que o nosso Modelo Pedagógico tem suscitado em professores, estudantes e educadores em geral, fez com que, abríssemos as portas a outras comunidades educativas que nos procuram. Assim, aqueles que desejam conhecer a nossa forma de estar na Educação podem passar um dia connosco, conhecendo o modelo pedagógico e assistindo a espaços de Trabalho Autónomo e de Trabalho de Projeto.

Desde o ano letivo de 2015/ 2016 até ao momento o Colégio já deu formação e acolheu em visitas pedagógicas 37 grupos de instituições educativas e 32 visitantes individuais (dos quais só registámos 23).

  1. Academia de Música de Vilar do Paraíso
  2. Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão
  3. Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa
  4. Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
  5. Agrupamento de Escolas Padre Vitor Melícias, Torres Vedras
  6. Sinepe do Rio de Janeiro, Brasil
  7. Sinepe de S. Paulo, Brasil
  8. SEK Ciudadalcampo, Madrid
  9. Szkoła Podstawowa nr 112 Przymierza Rodzin im. Jana Pawła II, Varsóvia, Polónia
  10. Francis Street CBS, Dublin, Irlanda
  11. Namik Kemal Anadolu Lisesi, Samsum, Turquia
  12. Szkoła Podstawowa z Oddziałami Dwujęzycznymi w Tychach, Tychy, Polónia
  13. School 21, Londres, Reino Unido
  14. Espaço Descoberta, Azeitão
  15. Agrupamento de Escolas do Fundão
  16. Colégio ERES, Leça da Palmeira
  17. Colégio Um, Dó, Li, Tó, Almada
  18. Projeto Oxigénio
  19. Colégio Traquinauta, Carcavelos
  20. Centro de Formação de Torres Vedras
  21. Escola Superior de Educação de Coimbra
  22. Associação Viteum
  23. Escola Secundária António Arroio, Lisboa
  24. Agrupamento de Escolas de Cister, Alcobaça
  25. Colégio das Cerejeiras, Penela
  26. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  27. Equipa do Projeto IDEA, Lisboa
  28. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  29. Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa
  30. Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
  31. Grupo de Educação da Universidade de Lisboa
  32. Projeto Quinoa
  33. Instituto Educativo do Juncal
  34. Projeto Limites Invisíveis
  35. Grupo de Diretores de Escolas Angolanas
  36. Orsifor – Centro de Formação Profissional da Moita

A nível individual visitaram-nos ainda: 

  1. Professora Doutora Maria Paula Paixão, FPCEUC
  2. Professora Doutora Teresa Sousa Machado, FPCEUC
  3. Professora Doutora Maria da Piedade Pessoa Vaz, FPCEUC
  4. Professora Doutora Cristina Almeida, FPCEUC
  5. Professora Doutora Maria Augusta Nascimento, FPCEUC
  6. Professor Doutor José Miguel Sacramento, ESEC
  7. Ana Cláudia Nobre
  8. Fernanda Morrow
  9. Helena Rebelo
  10. Ana Teresa Mendonça
  11. Louise Lima
  12. Daniela Ferreira
  13. Maria João Pereira
  14. Mariana Lima
  15. Raquel Henriques
  16. Jónatas Ferreira
  17. Samuel Oliveira
  18. João Cabral
  19. Rui Girão Henriques
  20. José Ferreira
  21. Sérgio Gomes
  22. Ana Isabel Marques
  23. Maria Salomé Terraquente
Português
English Português