PORTUGUESE PROGRAM

Modelo Pedagógico VOAR

VOAR is the Pedagogical Model created by Colégio de S. José based on four educational pillars: 

  • Vinculações: Affective attachment
  • Ousadia: Boldness, entrepreneurship
  • R:utonomia: R:utonomy
  • Responsabilidade: Responsibility

Num ambiente afetivo (vinculações), com uma cultura de excelência, os alunos são educados para a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de iniciativa, a criatividade e o espírito crítico. Cada educando é olhado como único, atendendo-se às suas características e motivações e à fase em que cada um se encontra no seu crescimento pessoal e de aprendizagem.

Trabalhando projetos de forma autónoma e colaborativa, os educandos são desafiados a construir o seu conhecimento. 

Os tempos de Trabalho Autónomo ocupam uma carga significativa na mancha horária semanal – as tardes inteiras. Nesses tempos, as turmas são divididas em pequenos grupos de tutoria, que trabalham autonomamente sob a orientação discreta de um tutor. 

O seu trabalho é planificado individualmente, na agenda do aluno, e avaliado quinzenalmente por ele próprio e pelo seu tutor. Cada tutor é responsável por 6 a 10 alunos.

Os espaços do Colégio foram todos remodelados. As salas possuem mobiliário diversificado, perdendo o aspeto convencional. São agora salas de trabalho alegres e acolhedoras.

No Colégio, a vida é gerida com a participação ativa dos educandos. Estes elegem os seus chefes e realizam Conselhos de Alunos de Turma e Assembleias de Escola onde debatem questões e tomam decisões. Os estudantes eleitos exercem uma autoridade reconhecida por toda a comunidade educativa.

No nosso Jardim de Infância, cada criança é recebida com a consciência de que é um ser único que nos é entregue para que, com o maior carinho e uma grande atenção, a ajudemos a crescer em todas as suas potencialidades.

Na sua adaptação a este novo espaço que se abre na sua vida, contamos com o apoio presencial dos pais. Os pais são indispensáveis para que esta adaptação se faça tranquilamente, sem sobressaltos e com muita alegria. Esperamos que nos deem todas as indicações acerca do que é importante para o/a seu/sua filho/a, para podermos, desde o primeiro instante, cuidar de que se sinta bem e feliz e responder às suas necessidades.

No que respeita à pedagogia adotada, o Colégio privilegia a abordagem através de Projetos. Nestes Projetos, as crianças trabalhando em pequenos grupos despertam a sua curiosidade para o conhecimento do mundo, adquirindo, simultaneamente, um grande interesse pelo saber e um grande entusiasmo pelo trabalho.

A preocupação com a língua materna e com a matemática estão diariamente presentes através de atividades que, apesar de lúdicas, envolvem seriamente as crianças no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem.

A aprendizagem do inglês ao nível da oralidade faz-se em tempos diários de aula nos quais as crianças realizam diversas atividades dialogando sempre em inglês com o professor native speaker, aprendendo vocabulário e pequenas frases da vida de todos os dias. É nossa expetativa que, até aos cinco anos, a criança aprenda cerca de 200 a 250 vocábulos.

Nesta idade, a aquisição de qualquer conhecimento é tanto mais duradoura e decisiva quantas mais interações diversificadas a criança realize através da manipulação de materiais, os quais lhe vão permitir explorar, classificar e refletir. O Colégio de S. José está equipado com uma grande diversidade de materiais pedagógicos, pensados para estimular o desenvolvimento das crianças e a sua aprendizagem.

Com o Ensino Primário (1ºCiclo do Ensino Básico) iniciam-se os estudos, lançando as bases fundamentais de todas as aprendizagens seguintes. No Colégio de S. José, damos o maior relevo a este nível de ensino, tão importante na vida escolar de um aluno.

As disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio são lecionadas por professoras licenciadas em Ensino deste nível educativo. Para além destas áreas, os nossos alunos têm ainda Inglês (todos os dias), Educação Física, Educação Musical, e Catequese com professores da especialidade.

O modelo pedagógico que adotamos é o do“Ensinar é Investigar", que tem como fundamento a construção ativa do conhecimento e das competências de pensamento essenciais.

Os conteúdos estão organizados em Projetos que, girando em torno dos temas de Estudo do Meio, integram de forma articulada as áreas da Língua Portuguesa, da Matemática e das Expressões. O trabalho em Projetos desperta nos alunos a curiosidade pelo saber e permite-lhes aprenderem a planificar o seu trabalho, a pesquisar, a organizar a informação recolhida, a comunicar e defender as descobertas que realizam.

Tornam-se, desta forma, crianças autónomas e responsáveis, organizadas e com bons hábitos de trabalho, desenvolvendo capacidades que serão muito importantes para os estudos posteriores e para a sua vida futura.

Logo que as crianças aprendem a ler, o gosto pela leitura é fortemente incentivado, não só em tempos específicos no Colégio, como em casa, onde esperamos contar com o apoio ativo dos pais.

Mas nem só as aprendizagens nos preocupam. O desenvolvimento do raciocínio é, igualmente, uma prioridade. Neste sentido, a construção do conhecimento matemático faz-se essencialmente através de desafios que são propostos às crianças. Ao resolverem esses desafios e discutirem com os colegas e o professor os processos de resolução encontrados, estão não só a aprender matemática através de uma metodologia que inúmeros projetos de investigação, realizados em diversos países incluindo Portugal, comprovaram ser muito eficaz, mas também a desenvolverem formas de raciocínio cada vez mais elaboradas e complexas. Os bons resultados obtidos pelos nossos alunos nas provas de aferição provam a eficácia deste sistema pedagógico.

No 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, o sistema pedagógico utilizado no Colégio de S. José continua e reforça a linha dos níveis educativos anteriores, promovendo graus de autonomia e responsabilidade cada vez maiores.

O trabalho em Projetos, realizados em grupo ou individualmente, continua a ser uma das estratégias mais utilizadas. É um meio privilegiado de aquisição de conhecimentos na medida em que desperta uma grande motivação nos educandos, o que é muito importante porque, na verdade, só aprendemos o que realmente nos interessa. Para além da aquisição de conhecimentos, esta metodologia promove o desenvolvimento de competências essenciais, tais como: resolver problemas, planear o trabalho, experimentar, pesquisar, recolher informação, selecioná-la e sistematizá-la, apresentá-la por escrito e oralmente (com apoios visuais ou informáticos), defendê-la por recurso à argumentação e finalmente avaliar todo o processo.

Não só os conhecimentos, mas especialmente as competências adquiridas constituem uma enorme mais valia para a vida dos nossos alunos, enquanto estudantes e na sua futura profissão.

Uma outra estratégia que assume um papel de relevo neste nível de ensino é o Trabalho Autónomo (Independent work). Seguindo as indicações que os seus professores colocam na plataforma moodle do Colégio, cada aluno planifica o trabalho a realizar durante um determinado período de tempo, normalmente de duas semanas. Esse plano é discutido com o seu professor/tutor, sendo depois realizado com o apoio de todos os professores, sempre que solicitado ou considerado por estes como necessário.

Finalmente, os pais/encarregado de educação tomam conhecimento do plano e da respetiva avaliação, podendo fazer os seus comentários e sugestões.

A entreajuda entre alunos é estimulada como forma de desenvolver o valor da solidariedade, sendo benéfica tanto para quem é ajudado, como para quem ajuda (ao explicar uma matéria, acede a um nível superior de conhecimento). Uma vez terminado, o trabalho é avaliado pelo próprio aluno e pelo seu professor/tutor.

Em algumas disciplinas, os alunos elaboram portefólios com os trabalhos que consideram mais representativos da sua aprendizagem. Um portefólio pode ser sempre melhorado, aperfeiçoando os trabalhos que nele se encontram, substituindo alguns deles e acrescentando outros. Esses portefólios são uma fonte de recolha de informação que os professores utilizam para avaliar o nível dos conhecimentos atingidos pelos seus alunos. Podem mesmo ser considerados como uma das formas de avaliação mais completa e que mais valoriza o esforço e a competência.

Este tipo de metodologia torna os alunos muito mais responsáveis, ajudando-os a organizar o seu tempo e a adquirir hábitos de trabalho autónomo e técnicas de estudo.

O gosto pela leitura é fortemente incentivado. Todas as semanas, no Colégio, existe um tempo destinado a esse fim e as crianças são estimuladas a, em suas casas, utilizarem algum do seu tempo livre a descobrirem o prazer de usufruírem de um bom livro.

O Colégio de S. José oferece o Ensino Secundário Internacional, segundo o sistema da Clonlara School. 

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