Descubra os nosos projetos internacionais

erasmus +

O processo de inovação do Colégio levou naturalmente à sua internacionalização. Tendo inicialmente assumido uma abordagem bilingue, o Colégio é atualmente uma escola internacional frequentada por alunos de 19 nacionalidades, estando integrada na rede internacional da Clonlara School.

Nos dois últimos anos letivos, 55% dos nossos professores frequentaram cursos formação no Reino Unido, ao nível da sua atualização linguística e pedagógico-didática, o que lhes permite a utilização frequente da metodologia CLIL (Content in Language Integrated Learning).

Um dos passos significativos para a nossa abertura à Europa passou pela adesão a uma rede de escolas Erasmus+ que acolhia professores de outros países que querem fazer um estágio pedagógico numa escola estrangeira. Essa experiência trouxe-nos estagiários de diversos países da Lituânia à Itália. Uma educadora infantil polaca que iniciou o seu estágio por um período de três meses, acabou por ficar no Colégio durante dois anos letivos, no último dos quais integrando o nosso corpo docente.

Desde 2014, o Colégio tem desenvolvido ininterruptamente várias parcerias, patrocinados pela Agência Nacional Erasmus+. Essas parcerias têm contemplado os vários intervenientes da comunidade educativa, educandos, professores e famílias. Envolveu escolas da Irlanda, Polónia, Reino Unido, Espanha e Turquia. Simultaneamente, os professores têm frequentado cursos no Reino Unido ao nível da sua atualização linguística e da formação e atualização pedagógica.

O Colégio tem também sido um polo internacional de formação de professores, acolhendo professores de várias nacionalidades que nos têm visitado para conhecer e experimentar o nosso Modelo Pedagógico. Em 2018/19, recebemos um grupo de professores de uma escola polaca para um curso sobre “Trabalho de Projeto na escola” e em 2019/20 vamos receber um grupo de 30 alunos e respetivos professores da mesma escola para vivenciarem com os nossos alunos a realização de um projeto.