Formação de professores e escolas

FORMAÇÃO DO NOSSO CORPO DOCENTE

O Colégio de S. José investe fortemente na formação interna do seu corpo docente. Para além das ações de formação realizadas no próprio Colégio, os nossos professores frequentam outras de entre as muitas ofertas que há em Portugal, mas também no estrangeiro, quer sob a forma de jobshadowing quer sob a forma de cursos estruturados.
As ações de job-shadowing realizaram-se em Espanha e Polónia em escolas inovadoras (SEK Ciudalcampo e Gimnazjum Przymierza Rodzin im. Jana Pawla II) e abrangeram 86% do pessoal docente. Os cursos têm vindo a ser realizados em Canterbury na Pilgrims Teacher Training, Reino Unido, ao longo dos cinco últimos anos, abrangendo igualmente 86% dos professores. Estas formações têm sido realizadas com o apoio do Programa Erasmus+.

FORMAÇÃO NOUTRAS ESCOLAS EM PORTUGAL

O nosso Modelo Pedagógico VOAR tem despertado no País, e começa a despertar também no estrangeiro, bastante interesse. Durante os dois últimos anos letivos, fomos visitados por 37 instituições educativas e fizemos 19 apresentações do nosso Modelo Pedagógico, das quais resultaram cinco formações:

1. Academia de Música de Vilar do Paraíso, Porto
  2. Agrupamento de Escolas de Rio Maior
  3. Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, Calvão – Aveiro
  4. Colégio Pedro Arrupe, Lisbon
  5. Colégio de Santa Maria, Lisbon

Para além destas formações de curta duração (entre dois dias e duas semanas), estamos a realizar no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital uma ação de formação de longo prazo, três anos, que visa capacitar todos os professores do 1.º Ciclo para aplicarem o VOAR nas suas salas de aula. Esta ação é realizada em colaboração com a GoWe e promovida pela ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, apoiada pelo Município e financiada pelo Programa Portugal 2020 (Portugal Inovação Social- Parcerias para o Impacto). A formação contempla sessões de capacitação e de mentoring aos professores, com frequência quinzenal, e a elaboração de 5 manuais de apoio à sua prática pedagógica.

FORMAÇÃO DE ESCOLAS ESTRANGEIRAS

Algumas escolas estrangeiras têm-nos igualmente procurado para conhecer o nosso modelo pedagógico e pedir formação: duas escolas polacas ( Skola Podstawowa nr.112 Przymierza Rodzin im. Jana Pawla II, de Varsóvia e Szkoła Podstawowa z Oddziałami Dwujęzycznymi w Tychach de Tychy), bem como um grupo de colégios brasileiros. A estes últimos não foi ainda possível dar resposta. Quanto às escolas polacas, foi-nos solicitada formação para dois grupos distintos de professores, para o ensino secundário e para o 2º ciclo, ao nível do desenvolvimento do nosso modelo e mais especificamente nas metodologias de Trabalho de Projeto, Trabalho Autónomo, Tutorias e gestão partilhada da escola com os alunos.
A escola de Tychy solicitou o mesmo modelo de formação. Sequencialmente, no presente ano letivo, iremos desenvolver um projeto POWER, ao abrigo do programa Erasmus+, segundo o qual uma dezena e meia de alunos polacos irão estar a trabalhar no Colégio, por um período de quinze dias, desenvolvendo, conjuntamente com os nossos jovens, o projeto multidisciplinar “Biomas”.

Aqui fica o testemunho do professor de Físico-químicas, Jan Jonczyk, após a sua primeira estadia no nosso Colégio:

We have just finished our project work with the class that we are
planning to take to your school next year. The topic was “Optics and its
influence on discovering the world”. We divided the class into 4 groups
of 6 students and they worked for 4 days (6 hours a day) and they
presented the results on the 5th day.

It turned out to be a real success – they worked hard and they were
really enthusiastic about the whole process. The attendance was
almost 100% which is rather unusual for the last week of the school year.

We also managed to invite for the presentation the teachers from other
schools and they really appreciated the job.
So we’d like to thank you again for inspiring us and for the documents
you sent us. Let’s hope we’ll continue this kind of teaching method next
year as an integral part of our curriculum.

Jan Jończyk and the project team